

Atividades
Palestra
A atividade consiste numa conversa onde a definição de engenharia é apresentada inicialmente, como sendo talento e capacidade inventiva para solucionar problemas encontrados na sociedade nas suas mais diversas formas. De forma a solucionar estes problemas, o engenheiro deve munir-se de um conjunto sólido e alargado de ferramentas, quer ao nível das suas hard skills como também ao nível das suas soft skills, assim, aspetos como trabalho em equipa, valências comunicacionais, pensamento lógico, abordagem prática e objetiva aos problemas, entre outros são aspetos abertos à discussão. De seguida é discutido o mundo sem engenheiros, salientando-se a importância das engenharias mecânica, eletrónica de telecomunicações, eletrotécnica, informática, civil, acústica, entre outras. Uma vez que o engenheiro deve ser capaz de propor soluções para os mais diversos problemas, a cadeia completa, desde a identificação do problema, até à proposta da solução, seja ela física ou abstrata, é abordada. Aspetos como sejam a criatividade, investigação de possibilidades a serem conduzidas na fase de desenvolvimento, apresentação da solução e comercialização são todos abordados com vista à compreensão do que está subjacente ao aparecimento de qualquer produto, serviço, técnica, processo ou até modelo inovador.
Enquanto isso, uma vez que o engenheiro deve propor soluções para vários tipos de problemas, toda a cadeia, desde a identificação do problema, a proposta da solução é discutida. Aspectos como criatividade para se ter uma idéia, a pesquisa, a fim de estabelecer um procedimento a ser implementado durante o processo de desenvolvimento em laboratório, fabricar ou apresentar a solução final e, finalmente, aspectos comerciais são exaustivamente discutidos a fim de obter uma visão sobre o que está por trás do desenvolvimento de qualquer novo produto, serviço, processo, técnica ou mesmo modelo.
A fim de permitir que os estudantes concretizem o papel do verdadeiro engenheiro, vários projetos em engenharia eletrônica e telecomunicações são apresentados. O primeiro tem como objetivo melhorar a iluminação pública com tecnologia LED, o que deve reduzir o consumo de energia através do ajuste da iluminação em função do ambiente e ligado quando é necessário. Aspectos econômicos e ambientais são enfatizados aqui. O segundo está relacionado com o desenvolvimento de um dispositivo inteligente, capaz de ser um rádio, TV ou mesmo um telefone celular, e o terceiro tem como objetivo melhorar a rede móvel para a quinta geração. Graças a este projeto, podemos salientar as necessidades para ter mais largura de banda e ser capaz de dar resposta à maioria dos serviços sob demanda que os clientes querem. Segue-se a apresentação do projeto envolvendo o controle remoto sem baterias, mais uma vez são salientados os aspectos ambientais, junto com o fato de todos nós estarmos expostos a vários tipos de radiação, que poderia ser usada para carregar baterias ou mesmo para colocar os dispositivos a funcionar sem as mesmas. A tecnologia de fibra também é apresentada como um importante campo de estudos capazes de nos dar uma maior qualidade de televisão e internet. Outro projeto apresentado é uma rede social para os veículos, que tem como objetivo ajudar os motoristas a ter uma experiência de condução mais segura, se um carro tem um acidente por exemplo, tanto as autoridades como outros motoristas são notificados, auxiliando imediatamente os passageiros. São apresentados projetos na área de radioastronomia assim como a sua importância para o estudo do universo. É apresentado o projeto Gan, durante o qual foi desenvolvido um circuito que segue agora a bordo do satélite Alphasat e que visa testar uma nova tecnologia de transistores de telecomunicações no espaço.

Demonstração prática utilizando um Drone
Esta atividade consiste na realização de um voo utilizando um Drone, garantindo sempre a segurança dos participantes.
A demonstração é contextualizada no âmbito de um projeto que está a ser desenvolvido por um elemento da equipa , Tiago Alvané. À medida que é efetuado o voo são dados alguns detalhes técnicos sobre o projeto: está a ser desenvolvido um software que combinado com o hardware vai receber um sinal GPS e um percurso predefinido deve ser seguido. Esta rota fará parte de um arquivo GPX que será criado no Google Earth ou outro software semelhante, permitindo a marcação de pontos de passagem e salvá-los em arquivos de dados GPS. Ao receber as coordenadas GPS, o software deve convertê-los em comandos de controlo reconhecidos pelo Drone, realizando o voo autónomo. Estas ideias são transmitidas aos alunos para um melhor entendimento sobre como se tornar uma solução e, em seguida, um produto, como muitos dos outros projetos já discutidos. Finalmente, alguns exemplos sobre aplicações civis são especificados para os alunos. Além disso, questões práticas e constrangimentos encontrados durante o desenvolvimento são apresentados a partir do ponto de vista do engenheiro e as abordagens adoptadas face a esses problemas são discutidos.

Demonstração prática envolvendo um kit demonstrativo de Wavelength-Division Multiplexing (WDM)
O kit demonstrativo de WDM, consiste numa ligação óptica multicanal na banda de comprimentos de onda do visível, entre 400 nm e 750nm, ou seja este kit tem três canais de transmissão, de comprimento de onda de cor vermelha, verde e azul, respetivamente. Por outro lado, os sinais, analógicos ou digitais, a serem trasmitidos devem estar na banda de frequeências audíveis, entre aproximadamente 300Hz e 15kHZ.
Uma das experiências elaboradas com o kit, tem como objetivo perceber os processos de acoplamento da fonte luminosa à fibra óptica e consiste em observar a dependência da intensidade luminosa projetada num alvo, com o ângulo de incidência.
Uma segunda experiência baseia-se num oscilador regulado por potenciómetro permitindo ouvir uma frequência variável e observar a variação no som do recetor.
